A Federação Paulista de Tiro Esportivo (FPTE) é uma entidade esportiva sem fins lucrativos, gestora do Tiro no estado de São Paulo, constituída em 13 de abril de 1946 e tem a função de gerir os atletas das mais variadas disciplinas, mas em especial das Olímpicas e Paralímpicas, que formarão equipes para representar o estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de tiro Esportivo, CBTE, que por sua vez forma equipe para representar o Brasil nas Olimpíadas e em campeonatos mundiais.
As primeiras medalhas Olímpicas brasileiras vieram do Tiro Esportivo, com o tenente Guilherme Paraense, no Tiro Rápido com 274 pontos e a medalha de ouro. Afrânio Costa, na Pistola Livre, com 489 pontos, obteve a prata. Além disso, Afrânio, Paraense, Sebastiao Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, obtiveram o bronze por equipe na Pistola Livre com 2.264 pontos.
A FPTE é filiada a CBTE, única entidade oficial ligada as mais importantes instituições internacionais do Tiro Esportivo: ISSF (International Shooting Sport Federation), órgão máximo do tiro mundial, a NRA (National Rifle Association), a WRABF (Word Rimfire and Air Rifle Benchrest), a Confederação Americana de Tiro, a Real Federacion Espanhola de Tiro Olímpico, a Confederação Sudamericana de Tiro e a WFTF, World Field Target Federation. Além é claro da ligação com os órgãos governamentais: Ministério da Cidadania, Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, participando do Bolsa Atleta e a parceira com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).